:

  • Quem É O Fisiculturista Que Morreu De Aneurisma?


  • Com cerca de 10 milhões de seguidores, Jo Lindner é um fisiculturista alemão, tinha 30 anos de idade e vivia na Tailândia.

Jo Lindner (30 anos), conhecido como Joesthetics, faleceu neste fim de semana na Tailândia, devido a um aneurisma. 

A namorada de Lindner confirmou a notícia nas redes sociais neste sábado (1º), mencionando que ele havia sentido uma dor no pescoço alguns dias antes, mas não suspeitaram que fosse um aneurisma até que fosse tarde demais.

Jo Lindner era um influenciador fitness muito popular nas redes sociais, acumulando quase 10 milhões de seguidores. 

Jo Lindner, influenciador alemão, em fotos publicadas nas suas redes sociais — Imagem: Reprodução

Ele era originalmente da Alemanha, mas vivia na Tailândia, onde se dedicava ao fisiculturismo e compartilhava dicas de treinamento, alimentação e rotina voltada para competições.

Embora tenha participado de várias competições de fisiculturismo, Lindner não chegou a competir no Mr. Olympia, que é considerado o principal campeonato da modalidade no mundo. 

Em uma entrevista recente com outro fisiculturista, ele revelou ter sido diagnosticado com uma doença muscular ondulante, uma condição genética rara que torna os músculos anormalmente sensíveis ao movimento ou à pressão.


O Que Causa Aneurisma?

Um aneurisma é uma dilatação dos vasos sanguíneos, e o especialista Enrico Ghizoni compara essa condição com um pneu de bicicleta.

"Quando a câmara de um pneu de uma bicicleta está mais frágil, forma-se uma bolha nela. Então aneurisma é mais ou menos parecido com isso porque a parede do organismo é bem mais fina do que a parede do vaso", diz.

Imagens ilustrativas de um aneurisma — Imagem: reprodução

Normalmente, um aneurisma é assintomático e só pode ser detectado por meio de exames médicos, como ressonância magnética ou tomografia. No entanto, quando ocorre o rompimento do aneurisma, os sintomas podem incluir:

•    Uma súbita e intensa dor de cabeça, que piora com o tempo. Ghizoni alerta que essa pode ser a pior dor de cabeça que o paciente já teve na vida.
•    Problemas de visão, especialmente se o aneurisma estiver próximo ao nervo óptico.
•    Desmaios, náuseas e vômitos.
•    Dor no pescoço.
•    Rigidez na mandíbula.

É importante ressaltar que o aneurisma é uma condição grave e, se não for descoberto e tratado precocemente, pode representar sérios riscos para a saúde e qualidade de vida do paciente.

Existem certos grupos que apresentam maior propensão a desenvolver aneurismas, como:

•    Mulheres, especialmente por volta dos 50 anos.
•    Fumantes.
•    Pessoas com síndromes genéticas.
•    Pacientes com hipertensão.
•    Pacientes com doenças do colágeno, como a síndrome de Marfan e a síndrome de Ehlers-Danlos.

É possível que uma pessoa nasça com predisposição genética para desenvolvê-la. Algumas síndromes genéticas, como a síndrome de Marfan e a síndrome de Ehlers-Danlos, estão associadas a um maior risco de desenvolvimento de aneurismas.

Além disso, ao longo da vida, certos fatores podem contribuir para o seu aparecimento. Traumas, como lesões cerebrais ou lesões em outras partes do corpo, podem enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos e levar à formação desta doença.

Adotar hábitos de vida saudáveis, como controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo e buscar um estilo de vida equilibrado, pode ajudar a reduzir o risco.